A Purilub participará do painel de palestras técnicas da Rio Oil&Gas, edição 2020 com o tema “VERNIZ: Um problema sério para máquinas rotativas”.
A apresentação anexa, preparada de forma didática, visa sensibilizar os gerentes de manutenção, e por que não citar, gerentes e diretores de operações, dos riscos que correm por não darem a devida importância ao assunto.
A formação de verniz, oriunda da degradação do lubrificante, pode causar perdas significativas, chegando a ponto de parar o equipamento ou causar uma falha catastrófica.
Os primeiros equipamentos, vitimados pelo verniz, foram os compressores de ar de parafusos, chegavam a ponto de travar o air end (bomba de ar). Os fabricantes foram ágeis e desenvolveram óleos sintéticos à prova de formação de verniz. É verdade que são caríssimos mas, garantem a operação limpa e segura dos compressores por 8.000h, um pouquinho mais que 7 anos de trabalho @ 24×7.
Existem óleos sintéticos no mercado, próprios para aplicação em turbo geradores, mas, o volume do carter destas máquinas e seu custo inviabilizam a utilização. Considerando que a grande maioria dos Turbo Geradores passa por um processo de manutenção completo a cada 5 anos, algumas empresas de papel e celulose já o fazem a cada 7 anos, e almejam fazê-lo a cada 10 anos, a degradação do óleo e a formação de verniz passaram a ser fatores importantes a se considerar.
Veja apresentação anexa, e compreenda um pouquinho mais a dimensão do problema e as propostas que temos para evitar a degradação do óleo e suas consequencias. Clique AQUI