Um dos piores contaminantes, para qualquer tipo de óleo, é a água. A contaminação se dá devido a diversos fatores, como armazenamento inapropriado, falhas nos sistemas de vedações de máquinas e equipamentos, processos inadequados de limpeza e/ou falta dela.
A contaminação por água pode causar:
- Corrosão do tanque ou reservatório em que o óleo é armazenado;
- Formação de emulsão que prejudica a eficiência de lubrificação;
- Deterioração de aditivos e possível formação de borras e vernizes;
- Redução do poder isolante de óleos de transformadores.
É recomendado trabalhar na prevenção da contaminação, segundo as orientações abaixo:
- Os tambores de óleo devem ser armazenados na posição horizontal, deitados. O bocal e o bujão do tambor devem ficar alinhados paralelamente ao solo;
- Se não houver uma alternativa, e os tambores de óleo forem armazenados na vertical, coloque um calço e garanta uma inclinação mínima para que a água não se acumule sobre o tambor. Nunca deixe os bujões e bocais do tambor em contato com a água que eventualmente se acumulará, os bujões são portas de entrada para a água;
- Em reservatórios de óleo, lubrificante, hidráulicos e isolantes, é importante observar possíveis falhas de vedação e se há o emprego correto de respiros que evitem a contaminação por água, como um filtro dissecante, por exemplo.
- Baixe os e-books 1 e 2 neste site, no campo “materiais gratuitos” e veja outros procedimentos que aumentarão a vida útil dos lubrificantes e equipamentos.
Seguindo essas “dicas”, reduz-se o risco de contaminação por água. Em caso de algum acidente que provoque a contaminação por água, recomenda-se chamar a Purilub para realizar o serviço de desidratação do óleo.
Dessa forma o óleo desempenhará suas funções com a eficiência desejada, os seus equipamentos terão uma vida mais longa e mais confiável.
Veja algumas dicas clicando no link: Estocagem em manuseio
A rentabilidade de sua empresa aumentará!