Pouco é dito sobre a importância da lubrificação de máquinas e a manutenção da qualidade do óleo lubrificante para evitar danos e perdas financeiras. Assim, é preciso ter conhecimento sobre as propriedades e funções do óleo para funcionamento saudável dos equipamentos na indústria.
Este conhecimento pode ajudar a entender a importância do monitoramento das condições do óleo, e da manutenção preventiva, para manter a qualidade e a produtividade da indústria, sem paradas desnecessárias e evitáveis, para manutenção corretivao.
Óleo como redutor de atrito
A função principal de um óleo lubrificante é redução do atrito. O óleo lubrificante minimiza o desgaste produzido pelo atrito entre superfícies em movimento evitando a quebra dos componentes das máquinas.
Sistema de refrigeração
O óleo lubrificante também atua como condutor de calor ou refrigerante. É muito eficiente na transferência de calor, através do contato com todasias superfícies dos componentes. Por fim, exercendo o papel de condutor, transfere calor ao sistema de arrefecimento.
Auxílio na vedação
Além de lubrificar e refrigerar, o óleo lubrificante também auxilia no processo de vedação interna, impedindo vazamentos em folgas diminutas e, como efeito colateral positivo, impede que os contaminantes ingressem no sistema.
Prevenção e proteção contra corrosão
O óleo lubrificante também promove a proteção contra corrosão, devido aos aditivos e o arraste de partículas que se soltam durante o processo de fricção. Essas partículas, às vezes, não chegam ao fundo do tanque do óleo, e são facilmente removidas pelos filtros antes que se tornem incrustações.
Estenda o tempo de funcionamento do seu maquinário
Com procedimentos de manutenção adequados, realizando análises periódicas dos lubrificantes, o tempo de funcionamento dos equipamentos, e dos lubrificantes, pode ser estendido!
Diminuindo-se assim gastos com reposições de peças e trocas de componentes e óleo.