Evitando o envelhecimento do lubrificante
A formação de verniz é a consequência da degeneração do óleo lubrificante, por muito tempo pensou-se que era um fenômeno puramente químico e, consequentemente, irreversível. Portanto, durante muito tempo trabalhou-se na sua remediação, ou seja, descontaminação do sistema e troca do óleo.
Atribuiu-se também à substituição dos óleos básicos do grupo 1 pelo 2, para se ter uma melhor demulsibilidade de aditivos, mas, acreditamos, ser uma coincidência pois simultaneamente os equipamentos passaram a exigir mais dos lubrificantes, à medida em que operam com pressões e temperaturas mais altas.
Há alguns anos desenvolvemos uma metodologia consagrada para a remoção do verniz, com o emprego de um reagente tóxico que dissolve todo o verniz depositado em todos os locais do sistemas realizando a descontaminação total com muita eficiência e num tempo relativamente curto.
Hoje, depois de muito pesquisar, sabemos que é uma sequência de fenômenos físicos que ocorrem a partir de um fenômeno químico, este sim irreversível.
Assunto complexo, mas que tem solução e, mantendo sua tradição de pioneirismo, a Purilub buscou conhecimento e recursos para resolver o problema e aumentar a confiabilidade dos equipamentos.
Há relatos de lubrificantes de turbinas que, com 10 anos de uso, preservam 90% de suas características originais.
Veja o e-book “O terceiro contaminante“.
Preencha o formulário abaixo e um representante da Purilub irá entrar em contato! Fique sempre atento às novidades da Purilub
É o processo de remoção de contaminantes sólidos, no interior das instalações hidráulicas, pelo escoamento em alta velocidade de um óleo de sacrifício.
É o processo de remoção de óxidos e impurezas inorgânicas com o uso de ácidos decapantes.
Oferecemos serviços de análise físico-química completa para avaliar a “saúde” do equipamento, assim como um médico através da análise do sangue verifica a saúde do paciente.
A Purilub oferece assessoria técnica e treinamento sobre condicionamento e purificação de lubrificantes.
Por conta de diversos transbordos que ocorrem no processo de fabricação do óleo, é impossível obter alto grau de pureza ao término de sua fabricação. Portanto para algumas aplicações é recomendado a filtragem antes do uso.
Se não tratar o óleo adequadamente, a média de durabilidade do lubrificante será algo de 25% a 50% de sua vida útil estimada.
Atendendo a demanda de usuários por óleo enquadrado, a Purilub desenvolveu sistemas de envase para a preservação do óleo.