Em nossa cruzada pela disseminação de conhecimento e melhoria do desempenho de equipamentos, e uso da plenitude da vida útil dos lubrificantes e óleos hidráulicos, anexamos a este mais um artigo, de valor inestimável, escrito pelo Eng. Lobo.
Neste artigo ressalta-se a importância de blindagem dos reservatórios de óleo, sejam óleos hidráulicos ou lubrificantes. É um investimento único, que trará importantes benefícios que é muitas vezes negligenciado pelo fabricante do equipamento ou seu usuário.
A 1ª ação é o manuseio e estocagem do óleo antes de seu uso. O óleo estocado em tambores, via de regra, não atende minimamente aos requisitos de pureza. A Purilub desenvolveu uma metodologia de envase, em bolsas plásticas, dentro dos tambores, garantindo assim a manutenção da pureza do óleo por longo período de tempo – pedido de patente de Propriedade Intelectual requerido. Em outros casos o óleo é estocado em reservatórios que atendem à legislação, em termos de bacia de contenção e estrutura, mas sequer possuem uma cobertura para protegê-lo de intempéries.
Some-se a isto o fato de que, em muitos casos, os equipamentos que utilizam lubrificante ou óleo hidráulico mal possuem filtros de linha para a remoção de partículas de desgaste quanto mais elementos de proteção contra umidade ou poeira.
O artigo do Eng. Lobo versa sobre estes assuntos e nos ajuda em nossa missão de disseminar conhecimento e alertas objetivando, como dissemos, melhorar o desempenho dos equipamentos e reduzir custos operacionais.
Veja o artigo clique AQUI.