Como armazenar o óleo lubrificante usado
A armazenagem do óleo lubrificante precisa, necessariamente, considerar os aspectos de segurança ao operador e ao meio ambiente.
Apesar de não ser inflamável a baixas temperaturas, se exposto ao calor favorecerá a formação de gases, com certo grau de toxicidade e inflamabilidade.
Todo óleo usado deve ser descartado?
Na realidade, o óleo usado nem sempre precisa ser descartado. É extremamente recomendável que se faça a análise físico-química completa do óleo, para se verificar se suas propriedades estão preservadas. Infelizmente os óleos lubrificantes e hidráulicos são descartados prematuramente pois há uma cultura de substituição, oriunda do mercado automotivo.
Em motores veiculares o lubrificante sofre um ataque químico aliado a calor intenso, resultados da combustão. Nos sistemas hidráulicos e de lubrificação industriais não há este agente contaminante e, como dissemos acima, os óleos são descartados prematuramente.
Procedimentos de manutenção preventiva, se postos em prática, permitirão, além de preservar a vida útil do óleo, fazer diagnósticos precisos a respeito da “saúde” do equipamento que o utiliza, pois os lubrificantes são como o “sangue” para os equipamentos.
O que é OLUC?
OLUC é um acrônimo que significa Óleo Lubrificante Usado e Contaminado, este sim deve ser descartado e cuidados especiais devem ser tomados para que possa ser corretamente destinado e reciclado.
Óleo usado é OLUC? Não necessariamente, se não foi utilizado em motores veiculares e em seu manuseio não se o misturou com outros lubrificantes, ou produtos químicos, não será um OLUC e, provavelmente, se tratado poderá ser reutilizado
Mas como armazenar o óleo lubrificante ou hidráulico usado?
Destinado à reciclagem ou à purificação para reuso, os seguintes cuidados devem ser tomados:
Preencha o formulário abaixo e um representante da Purilub irá entrar em contato! Fique sempre atento às novidades da Purilub
É o processo de remoção de contaminantes sólidos, no interior das instalações hidráulicas, pelo escoamento em alta velocidade de um óleo de sacrifício.
É o processo de remoção de óxidos e impurezas inorgânicas com o uso de ácidos decapantes.
A Purilub oferece assessoria técnica e treinamento sobre condicionamento e purificação de lubrificantes.
Se não tratar o óleo adequadamente, a média de durabilidade do lubrificante será algo de 25% a 50% de sua vida útil estimada.
Gerenciar a degeneração do lubrificante é a melhor forma de impedir seu envelhecimento. Temos como corrigir a acidez e remover precursores da formação de verniz, impedindo a sua formação.
Por conta de diversos transbordos que ocorrem no processo de fabricação do óleo, é impossível obter alto grau de pureza ao término de sua fabricação. Portanto para algumas aplicações é recomendado a filtragem antes do uso.
Atendendo a demanda de usuários por óleo enquadrado, a Purilub desenvolveu sistemas de envase para a preservação do óleo.