CENTRÍFUGAS
Em quase todos os processos; alimentícios, farmacêuticos, industriais e suas ramificações; as centrífugas são usadas em larga escala, porém, com exceção dos técnicos envolvidos nestes processos, poucos são os que dão atenção à sua presença e à sua forma de operar.
Longe de ser um tratado sobre o assunto, como a Purilub as utiliza em suas atividades, resolvemos escrever este pequeno artigo sobre estes equipamentos, importantes aliados na purificação e tratamento de óleo.
A priori as centrífugas fazem a separação entre dois líquidos – desde que suas densidades sejam diferentes – e sólidos.
Se deixarmos uma mistura de líquidos em repouso, por muito tempo, e ocorrer a separação por decantação, podemos afirmar com segurança que o emprego de centrífugas será eficiente e rápido.
A decantação, é um processo natural, que ocorre pela ação da aceleração da gravidade que faz com que o fluido mais pesado vá ao fundo e o mais leve flutue sobre este. O tempo necessário para a decantação depende da diferença entre as densidades e da aceleração da gravidade. Quanto maior a diferença entre as densidades mais rápida será a decantação e, se for possível “aumentar” a aceleração da gravidade também.
O papel da centrífuga é justamente este: provocar uma aceleração maior que a da gravidade para promover a decantação.
Saiba mais clicando AQUI