Frequentemente publicamos artigos do Eng Lobo referentes a lubrificantes este, porém, refere-se á filtragem de óleo Diesel. Um excelente artigo que, em nossa opinião deveria ser leitura obrigatória a todos que lidam com frotas.
As regulamentações ambientais, visando diminuir a poluição provocada por combustíveis fosseis, a adição de biodiesel e a redução do teor de enxofre expuseram o Diesel a uma velocidade de degeneração muito grande.
Falta de cuidado no manuseio, da refinaria até os pontos de abastecimento, a crença infundada de que os fltros prensa dos pontos de abastecimento associados ao separador nos caminhões e onibus são suficientes para “polir” o Diesel antes de seu ingresso no sistema de injeção, levam a uma infinidade de problemas e custos que poderiam ser evitados.
obs; Filtros prensa são sistemas de filtragem obsoletos, utilizam meio filtrante dito nominal e não possuem uma definição de eficiencia de fitlragem correta.
Separadores são filtros instalados em onibus e caminhões que separam a água e realizam a pre filtragem do Diesel antes de ser direcinado ao filtro de combustível e sistema de injeção. A maioria das máquinas agrícolas e de construção não possue este filtro.
Para acessar o artigo clique AQUI!