Informações valiosas
geram economia
No blog da Purilub você fica sempre bem atualizado. Acompanhe nossas postagens.
31/07/2018 às 10:30
Saiba a importância da avaliação do lubrificante
Saiba a importância da avaliação do lubrificante

No setor industrial, a demanda de produção deve ser cumprida nos prazos, evitando perdas e paradas desnecessárias. Portanto, as empresas deve ter procedimentos de manutenção corretos. E falando sobre procedimentos corretos, é indispensável a atenção com o sistema de lubrificação.

 

Por que dar atenção aos lubrificantes?

 

Deve-se ter atenção às exigências de cada componente dos equipamentos, pois cada um tem uma demanda diferente, por exemplo, as exigências de um redutor de eixos paralelos é diferente das exigências de um redutor planetário. Geralmente, o descuido com o sistema de lubrificação (manutenção ou uso de lubrificante inadequado) pode gerar danos aos componentes dos equipamentos, algumas vezes irreparaveis. A análise do óleo lubrificante com relação à contaminação e degradação é essencial.

 

O que pode acontecer?

Excesso de particulado sólido é sinal de desgaste de componentes, desgaste gera desgaste, o aumento de particulado sólido com o tempo e sinal de falha catastrófica iminente.
Os lubrificantes são higroscópicos, portanto a presença de água deve ser evitada a todo custo. A água provoca, além da corrosão das superfícies, a quebra de componentes rotativos pelo rompimento da película lubrificante.

 

Como analisar?

A análise de contaminação deve ser iniciada com a contagem de partículas, seguida de espectrometria, para se obter informações sobre desgastes e identificação dos aditivos. Outras análises, complementares, como as de viscosidade, acidez, basicidade, oxidação são necessárias pois o conjunto de informações nos dão uma diretriz muito precisa do estado geral do equipamento quie utiliza o lubrificante..

 

Qual o resultado desses cuidados?

Com a realização dessas avaliações de forma eficaz e periódica, é possível antever problemas e falhas, evitar paradas de manutenção corretiva desnecessárias, reduzir o custo de manutenção e aumentar a vida útil dos equipamentos.

A análise do lubrificante NÃO diz respeito ao lubrificante mas ao equipamento que o utiliza.
 

FAÇA PARTE DOS NOSSOS CASES DE SUCESSO! VAMOS AO ENCONTRO DA SUA NECESSIDADE
Preencha o formulário abaixo e receba informações e conteúdo sobre esse serviço. Fique sempre atento às novidades da Purilub
Política anti-spam. Estamos comprometidos em resguardar suas informações.
Leia também
Remoção de verniz de mancais de turbinas a gás ou a vapor
Purilub é nomeada DIstribuidor Especialista da Donaldson
PURILUB equipe 100%
Flushing em tubulações