Informações valiosas
geram economia
No blog da Purilub você fica sempre bem atualizado. Acompanhe nossas postagens.
20/08/2016 às 20:00
Conceito BETA de Filtragem
Conceito BETA de Filtragem

O conceito BETA está aliado à Filtragem Absoluta, e é um fator que indica o nível de retenção de partículas, de um determinado tamanho, pelo meio filtrante.

Além disso, também é amplamente empregado para se definir a eficiência de filtragem.

Filtragem Absoluta

A definição de Filtragem Absoluta está relacionada ao produto que se está filtrando e motivo pelo qual se está filtrando.

Por exemplo:

Filtragem de produtos alimentícios ou farmacêuticos: Neste tipo de filtragem o produto passará pelo processo de filtragem apenas uma vez, chamada filtragem de processo, portanto todo e qualquer particulado contaminante deve ser removido. Neste caso, são considerados filtros absolutos apenas os que possuem fator BETA igual ou maior que 1.000.

Nos sistemas hidráulicos, por serem circuitos fechados, ou seja, o óleo hidráulico circula inúmeras vezes pelo filtro e como, a rigor, o objetivo é remover as partículas contaminantes que o próprio sistema gera, o filtro hidráulico é considerado absoluto se o fator BETA for igual ou maior que 75.

Definição BETA

Basicamente é a relação da quantidade de partículas antes do filtro comparada com a quantidade de partículas, de mesmo tamanho, após o filtro:

Exemplo: Beta 75, significa que há 75 partículas de um determinado tamanho antes do filtro e apenas 1 partícula de igual dimensão após o filtro. Em outras palavras, de 75 partículas contaminantes de uma determinada dimensão 74 foram retidas.

É comum o uso da expressão: BETA x = N, e se deve interpretar da seguinte forma: de cada N partículas iguais a X µm, (N-1) serão retidas. Outras formas de se expressar são: βx=N ou Bx=N.

Eficiência de filtragem

O conceito BETA nos permite calcular a eficiência de filtragem, e vice- versa, pela fórmula:

% Eficiência = 100%*((β-1)/ β)

Exemplo: β10=100: 100%*((100-1)/100) = 99% de eficiência

Ou, por exemplo, filtro com 99,5% de eficiência para 5 µm corresponde a: 99,5%=100%*(β-1)/ β), ou seja, β5 = 200, ou seja, 1 partícula de 5 µm a cada 200 partículas passará pelo filtro.


FAÇA PARTE DOS NOSSOS CASES DE SUCESSO! VAMOS AO ENCONTRO DA SUA NECESSIDADE
Preencha o formulário abaixo e receba informações e conteúdo sobre esse serviço. Fique sempre atento às novidades da Purilub
Política anti-spam. Estamos comprometidos em resguardar suas informações.
Leia também
Remoção de verniz de mancais de turbinas a gás ou a vapor
Purilub é nomeada DIstribuidor Especialista da Donaldson
PURILUB equipe 100%
Flushing em tubulações