Informações valiosas
geram economia
No blog da Purilub você fica sempre bem atualizado. Acompanhe nossas postagens.
06/08/2018 às 19:30
BRAZIL WINDPOWER, CONGRESSO E CONVENÇÕES
BRAZIL WINDPOWER, CONGRESSO E CONVENÇÕES

Amplamente comentada, neste último final de semana, a notícia de que até o final de 2019 a geração de energia elétrica limpa, obtida pela força dos ventos, superará a correspondente gerada por energia térmica.

O Brasil produz aproximadamente 160GW de energia elétrica, dos quais 96GW são oriundos de hidrelétricas e 42GW de termelétricas.

A Geração Eólica corresponde a 13GW, ou 8%, obtida de 15.000 torres espalhadas pelo país, veja mapa anexo (clique AQUI).

Para superar a geração de energia elétrica proveniente de termelétricas é natural imaginar que outras 30.000 torres entrarão em operação nos próximos 18 meses. É uma suposição muito otimista, mas perfeitamente exequível! Acreditamos que esta edição do Brazil Windpower trará muitas respostas para uma série de dúvidas que temos a respeito deste assunto.

Tudo relacionado à energia deve ser analisado com muita atenção. Dos 10 maiores problemas a serem enfrentados pela humanidade nos próximos 50 anos, a possibilidade de falta de energia é o nº 1.

Falta de água é o 2º, falta de alimentos é o 3º. Havendo energia, há como se produzir água, basta remover o sal da água do mar e para isto necessita-se de energia.

Para se produzir alimentos precisa-se de energia. Para qualquer demanda que tenhamos, para a sua solução há necessidade de se ter energia.

Apenas como curiosidade, os 10 maiores problemas, em ordem de importancia são: Energia, Água, Alimentos, Meio Ambiente, Pobreza, Educação, Democracia, População, Doenças, Terrorismo (Alan MacDiamid, 2005).

O investimento em parques eólicos não é tão elevado como o de hidrelétricas, além do mais há poucas opções hídricas disponíveis, acreditamos que ainda há potencial para PCHs, mas não para grandes investimentos. Lembramos que Itaipu sozinha produz 14 GW (o correspondente a todo o parque eólico brasileiro);

Há muito potencial para termelétricas que produzem energia de biomassa, em sua grande maioria co-geração de energia nas indústrias de papel, celulose e sucroalcooleira, mas assim com a hídrica, há limitações.

Não há como negar que os carros, caminhões e ônibus do futuro serão movidos à energia elétrica. Não conseguimos imaginar a geração da energia elétrica necessária a sua movimentação por outra fonte que não seja a de energia limpa, eólica, solar ou marés.

 

FAÇA PARTE DOS NOSSOS CASES DE SUCESSO! VAMOS AO ENCONTRO DA SUA NECESSIDADE
Preencha o formulário abaixo e receba informações e conteúdo sobre esse serviço. Fique sempre atento às novidades da Purilub
Política anti-spam. Estamos comprometidos em resguardar suas informações.
Leia também
Remoção de verniz de mancais de turbinas a gás ou a vapor
Purilub é nomeada DIstribuidor Especialista da Donaldson
PURILUB equipe 100%
Flushing em tubulações