Informações valiosas
geram economia
No blog da Purilub você fica sempre bem atualizado. Acompanhe nossas postagens.
28/08/2018 às 14:15
A importância do reaproveitamento de óleos lubrificantes: desde a preservação do meio ambiente à economia
A importância do reaproveitamento de óleos lubrificantes: desde a preservação do meio ambiente à economia

Quais os benefícios que o reaproveitamento do óleo lubrificante pode fornecer para o meio ambiente, para as empresas e indústrias?

 

O óleo lubrificante é uma substância derivada do petróleo, que é um recurso natural não-renovável. Por outro lado, é uma substância que pode ser reciclada e a sua vida útil é praticamente infinita. 

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, para o reaproveitamento de óleos lubrificantes é necessário seu rerrefino, que é um processo físico-químico que remove os aditivos e contaminantes do óleo lubrificante usado. Esta ação retorna o óleo à condição de óleo básico, refinado pronto, que receberá novos aditivos e estará pronto para ser reutilizado, com características de óleo novo. Esse processo só pode ser realizado em refinarias.

 

Preservação do meio ambiente


Por se tratar de uma substância derivada de petróleo e não ser um recurso renovável, o descarte incorreto dos óleos lubrificantes pode causar sérias consequências ao meio ambiente. Quando descartado no solo, a substância pode afetar os lençóis freáticos contaminando a água.

O óleo, quando dispensado em lugares inapropriados, perto de áreas de plantio, por exemplo, pode prejudicar a agriculta local, matando a vegetação e causando infertilidade da área. Outro método de descarte ilegal, que pode prejudicar tanto o meio ambiente quanto as pessoas, é a queima do óleo lubrificante, que pode causar problemas respiratórios. Descartar óleos lubrificantes de maneira incorreta é considerado crime ambiental

 

Economia com o reaproveitamento de óleos lubrificantes
 


O preço do óleo lubrificante está atrelado ao preço do barril de petróleo, cotado em USD e variável conforme a sua cotação internacional. O volume de lubrificante, presente no petróleo, corresponde a uma pequena fração em volume do volume total do petróleo extraído e é, portanto, uma substância bastante rara. A sua demanda é muito maior que a sua produção a partir da extração do petróleo, logo o emprego de óleos rerrefinados, além de diminuír o uso de recursos naturais não renováveis traz consigo uma redução de custos pois a “matéria prima”, óleo lubrificante usado, tem um custo menor que o do produto virgem.

Provavelmente o óleo do motor de seu carro, o óleo lubrificante de um redutor industrial e o óleo hidráulico de uma máquina é rerrefinado. Isto não deve ser motivo de preocupação pois sua qualidade é igual que o produto original.

 

Óleo é igual a vidro, não há limites para reciclagem!
 

FAÇA PARTE DOS NOSSOS CASES DE SUCESSO! VAMOS AO ENCONTRO DA SUA NECESSIDADE
Preencha o formulário abaixo e receba informações e conteúdo sobre esse serviço. Fique sempre atento às novidades da Purilub
Política anti-spam. Estamos comprometidos em resguardar suas informações.
Leia também
Remoção de verniz de mancais de turbinas a gás ou a vapor
Purilub é nomeada DIstribuidor Especialista da Donaldson
PURILUB equipe 100%
Flushing em tubulações